Como Acontece a Perda de Mobilidade do Quadril

Meu nome é Dani e antes de ler esse texto, entre no nosso grupo de Whatsapp.

O quadril é essencial para diversos movimentos do corpo. Seja correr, agachar ou até mover membros superiores, o quadril estará envolvido de alguma maneira. Isso acontece porque ele é um elemento de ligação entre membros superiores e inferiores. O quadril suporta o peso do corpo durante o movimento e também é uma das maiores articulações do corpo.

Essa articulação se move em três eixos de movimento:

Lateral;
Ântero-posterior;
Vertical.

Cada um deles envolve movimentos diferentes do quadril como abdução, adução, circundação, flexão e extensão. A articulação do quadril exige o funcionamento de diversas musculaturas para se movimentar corretamente. Por isso o aluno precisa ativar glúteos, isquiotibiais, tensor da fáscia lata, entre outros ao se mover.

É Preciso prestar atenção na ativação muscular em todos os movimentos do aluno. A falta de mobilidade que discutiremos nesse artigo pode estar relacionada a diversos fatores, inclusive ativação muscular errônea, tensão ou encurtamento do músculo. No caso da dor lombar isso será ainda mais importante.

Imagem relacionada

Um aluno que chega na nossa aula com nenhuma ou quase nenhuma mobilidade de quadril pode ter passado por algumas situações. A primeira é o aluno que é sedentário e passa boa parte do tempo sentado ou sem se mover.

Imagino que essa primeira situação é o caso de boa parte dos nossos alunos que chegam no Studio de Pilates ou na aula de funcional. Eles começaram a fazer a atividade física por causa da dor ou para ter um estilo de vida mais saudável. Nessa hora nós, os profissionais responsáveis, percebemos todas suas limitações.

A falta de mobilidade é um dos muitos problemas que um corpo sem movimento desenvolve. Precisamos entender que alguém que senta o dia inteiro e só levanta para pegar o carro e ir fazer alguma coisa dificilmente terá músculos fortalecidos e articulações saudáveis.

Também é possível que a pessoa perdeu a mobilidade do quadril devido a uma lesão ou patologia. Durante a recuperação o médico ou o mesmo paciente decidiu limitar sua movimentação para evitar dores. É um processo comum que realmente ajuda a aliviar a dor da lesão. O que o paciente não espera é que a longo prazo essa adaptação leve a outros problemas como a dor lombar.

Saber de onde surgiu o desequilíbrio te ajudará a compreender melhor as causas da dor lombar.

Ebooks gratuitos de Fisioterapia clicando aqui . Informações sobre Curso sobre Quadril clicando aqui

Poste um Comentário

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.